Frutas vermelhas e memória

Você sabia que as frutas vermelhas podem influenciar diretamente na sua memória?

As frutas vermelhas, como a amora, melancia, ameixa, morango, cereja, mirtilo, açaí, goji Berry e cranberry, são riquíssimas em diversos nutrientes e compostos bioativos. Dentre esses nutrientes podemos destacar a vitamina C e as antocianinas.

Um estudo publicado no ano passado, mostrou que a administração de antocianinas das frutas vermelhas está relacionada com redução de citocinas inflamatórias no sistema nervoso central (cérebro), e a infiltração de células imunológicas em células cerebrais – sabe-se que a “entrada” dessas células no nosso cérebro, são mediadores para o desenvolvimento das doenças neurodegenerativas, como a demência.

Além desta importante ação protetora, as frutas vermelhas são propostas para aumentar a capacidade cognitiva, segundo um estudo realizado com indivíduos saudáveis, que receberam 30 ml de suco de mirtilo por 12 semanas. No estudo, a intervenção foi responsável por aumentar a capacidade de memória dos participantes! Como justificativa, os autores citam que as antocianinas melhoram a permeabilidade vascular em nível cerebral, ou seja: deixam os nutrientes entrarem onde devem entrar! Ainda, as antocianinas foram correlacionadas com a inibição da atividade de uma enzima que é responsável pela degradação da serotonina (hormônio do “bem estar”) na fenda sináptica - chamada de monoamino oxidase – e, portanto, podem ser utilizadas para aumentar a disponibilidade deste neurotransmissor que é associado à melhora do humor!

Esta atuação no sistema nervoso central também foi verificada em IDOSOS que apresentavam risco para o desenvolvimento de problemas cognitivos, como a demência. Após 16 semanas de tratamento com mirtilo, observou-se aumento na oxigenação no cérebro, constatando a melhora da resposta neuronal com a intervenção.

Portanto...

O consumo diário de frutas vermelhas pode ser uma interessante estratégia para melhorar respostas que ocorrem no nosso cérebro! As frutas vermelhas podem fazer parte de nossa rotina alimentar - em sucos, in natura, vitaminas, sobremesas saudáveis e até mesmo alguns pratos principais mais elaborados – tornando nossas refeições saborosas e ainda mais nutritivas!

Nutricionista: Drª Suyann C. Cavalheiro