Hemorróidas
Apesar da má fama que possuem, as Hemorroidas são, na verdade, estruturas normais do corpo humano, que estão presentes em toda a vida do indivíduo e que consistem em um emaranhado de veias responsáveis pela drenagem do sangue da região anal.
A doença hemorroidária em si, muitas vezes referida simplesmente como hemorroida, ocorre quando, por fatores externos e internos, uma ou mais das veias hemorroidárias sofre trombose, ou seja, tem seu fluxo interrompido. A interrupção do fluxo sanguíneo nestas veias provoca seu ingurgitamento ("inchaço"), tornando-as extremamente sensíveis, frágeis, e suscetíveis à sangramento. As hemorroidas podem ser internas ou externas, o que depende de quais veias do plexo hemorroidário foram afetadas.
Dentre as causas da doença hemorroidária, as mais comuns são a constipação crônica, o abuso de laxantes, o grande esforço na evacuação (comum em indivíduos constipados) e esforços físicos intensos. Além disso, indivíduos com outras disfunções intestinais, como Síndrome do Intestino Irritável, são mais suscetíveis e devem ser alertados para a possibilidade de aparecimento de hemorroidas.
Quanto aos sinais e sintomas, as hemorroidas internas costumam provocar presença de sangue vivo nas fezes e/ou presença de pequena quantidade de muco nas roupas íntimas, sendo a dor pouco presente nestes casos. Já as hemorroidas externas são caracterizadas por dor durante a evacuação, coceira na região anal e sensibilidade ao toque durante a higienização.
Existem diversas opções de tratamento para doença hemorroidária, desde “banhos de assento" até procedimentos ambulatoriais simples e seguros. No entanto, em grande parte das vezes, as hemorroidas podem desaparecer espontaneamente, embora nem sempre valha a pena esperar, devido ao desconforto que provocam.
Também vale lembrar que não se deve ter vergonha de sofrer de doença hemorroidária: pode ocorrer com qualquer um e conversar com seu médico sobre isso pode lhe poupar de bastante sofrimento.
Cabe, por fim, ressaltar algumas dicas que podem auxiliar na redução do aparecimento de hemorroidas:
- Ingerir alimentação rica em fibras;
- Beber, pelo menos, dois litros de água por dia;
- Evitar realizar grandes esforços durante a evacuação;
- Higienizar a região anal com água ou com lenços umedecidos, e não com papel higiênico;
- Tratar, com profissionais capacitados, os distúrbios que facilitam desenvolvimento de hemorroidas, como constipação e síndrome do intestino irritável.